terça-feira, 3 de abril de 2012

Vamos saber o que é compostagem e como podemos cuidar do nosso lixo!


Separar o lixo e encaminhar para a Reciclagem é quase que uma obrigação de cidadão no mundo atual, mas e o lixo orgânico? O que podemos fazer para diminuir a quantidade de resíduos que são enviados aos aterros sanitários?

A Compostagem é um processo natural que decompõe materiais orgânicos e promove o reaproveitamento dos resíduos orgânicos gerados em nossas casas, contribuindo assim para a preservação do Meio Ambiente. O que era anteriormente descartado, agora volta à Natureza de forma equilibrada.

A decomposição desses materiais é feita por microorganismos aeróbicos, que transformam o lixo orgânico em resíduos facilmente absorvidos pelas plantas e ajudam a equilibrar o Solo. Anteriormente enviados para o lixão, sem um processo adequado de transformação, esse material acaba comprometendo a saúde e o Meio Ambiente. É muito importante esse passo que nos torna mais responsáveis e conscientes do destino que será dado ao nosso lixo.

A compostagem poder ser feita em caixas, tambores, baldes, com minhocas e sem elas, e vários tipos de materiais podem ser utilizados no Processo:

· Restos de alimentos podem se converter em excelentes fontes de Nitrogênio, como verduras, cascas e talos.

· Esterco de boi, porco e galinha depois de curtidos.

· Os resíduos frescos possuem alta concentração de Nitrogênio, como as podas de grama e folhas.

· Os materiais secos (serragem, folhas) ajudam no equilíbrio, são ricos em Carbono e de quebra evitam o aparecimento de animais indesejados.

Nota: Utilizando 70% de resíduos ricos em carbono e apenas 30% ricos em Nitrogênio temos uma fórmula equilibrada. Uma boa solução é separar um espaço onde os resíduos frescos possam secar antes de serem usados, gerando uma boa economia, pois se não se consegue serragem, os resíduos secos são excelentes substitutos.

· Alimentos cozidos ou assados podem ser usados desde que em pequenas quantidades, evitando-se assim p excesso de sal e conservantes químicos que fazem mal também às minhocas. (Devíamos aprender com elas). Quando usados devem ser cobertos com serragem, evitando-se assim visitas inesperadas como animais domésticos ou não muito.

· A borra de café inibe o aparecimento das formigas e é um excelente complemento nutricional para as minhocas. O filtro de papel também pode ser utilizado. Espalhe por cima dos resíduos e depois cubra com o material seco.

O que não pode ser usado na compostagem:

· Cascas de limão, excesso de frutas cítricas como laranja, tangerina, abacaxi e também cascas e restos de cebola e alho, pois modificam o PH do Minhocário.

· Esterco de animais domésticos que podem ser compostados, mas em outro processo.

. Carnes, gorduras e laticínios que se decompõem muito lentamente e atraem animais indesejáveis.

Como fazer a compostagem?

Vamos ensinar uma maneira bem fácil e acessível aos pequenos espaços. Pegue uma caixa plástica com tampa, de aproximadamente 40 cm e faça furinhos no fundo para haver a troca de oxigênio e a eliminação de líquidos.

Preparamos agora camadas alternadas, primeiro terra, depois material orgânico. O húmus, excelente fonte de microorganismos, pode ser usado como a terceira camada. Para evitar o mau cheiro a borra de café é excelente. Após diversas camadas, a caixa é fechada e a cada 3 dias revira-se o composto. Se forem colocadas minhocas na terra o composto não precisa ser revirado. Agora espera-se 3 meses e teremos uma terra adubada e prontinha para servir de vitamina às plantas.




Fontes pesquisadas:
Mais com menos www.maiscommenos.net/blog/2010/09/o-que-pode-e-o-que-nao-pode-colocar-no-minhocario/

Sabe aquelas cascas de laranja e limão que não podem ser colocadas na compostagem que tal fazer tirinhas açucaradas para servir com café. Vamos aprender?

Tirinhas de Casca de Laranja Cristalizada

Ingredientes:
2 laranjas orgânicas
2 xícaras de açúcar cristal Orgânico
Modo de Preparar:
Tirar todo o bagaço da laranja e cortar as cascas em tiras bem fininhas. Deixe de molho na água filtrada por dois dias. Troque a água várias vezes por dia, assim sai o amargo da casca. Esprema bem para tirar a água e coloque numa panela junto com o açúcar. Leve ao fogo até formar uma calda e mexa até cristalizar.

Despeje em papel manteiga e separe as tirinhas para não grudarem. Quando esfriar guarde em um pote bem fechado. É um excelente acompanhamento para um cafezinho. Se quiser banhe com chocolate. Fica uma delícia.

Variações: limão, tangerina.


Suco de Abacaxi

As cascas de abacaxi, desde que orgânicos para não ingerirmos agrotóxicos, podem se transformar em um delicioso suco. Ferva as cascas com bastante água, deixe esfriar e coe. Se gostar bata no liquidificador com folhinhas de hortelã e açúcar orgânico.
Lembrando: Produzir menos lixo é a melhor forma de ajudar o Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que prazer ter vc aqui, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...