segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Uma viagem no Expresso Italiano com destino à Pisa das Uvas em Jundiaí



São Paulo, sábado 6hs da manhã prenúncio de um dia bem bonito. Olha o céu que nos presenteava com suas luzes e cores. Café da manhã gostoso e rumo ao nosso destino.
 




Expresso Turístico Italiano com a pisa das uvas com destino à Jundiaí. 


A Rizzatour que nos leva, com seus guias amáveis e sempre preocupados com o nosso bem-estar. Enfim sua majestade o Trem: 








Tudo nos remete ao passado, não com aquele ranço do apego, mas àquela lembrança boa e curiosa. O relógio não funciona, mas está lá lembrando que temos hora para sair. O trem não espera... gente!



Somos acolhidos pelo Grupo Folklorístico Stella Bianca, com apresentação de músicas italianas, eles nos acompanham durante a viagem com muitas histórias engraçadas do maestro Jederson e muita música típica. 


De repente entra uma família muito barulhenta é o Grupo Teatral Cia Paulista de Artes, que vem com seu jeitão italianado contar muitas histórias, causos e fatos sobre a chegada dos imigrantes no Brasil. 

 Não é que a italianinha queria casar e veio me pedir uma receita bem gostosa para pegar marido? Sabida né, rs? 



Chegando a Jundiaí pegamos um ônibus com destino a Adega da Família Ferragut em Vinhedo, onde o Ricardo Ferragut, nos acolheu com muito carinho e deu uma verdadeira aula sobre uvas, vinho e suco de uva. Aprendi a fazer o suco direitinho, quem quiser saber eu ensino viu?

Só ficou faltando a coruja para nos dar boas vindas como está no site, mas acho que era hora do seu sono da beleza. 


Após a visita à adega, fomos convidados para uma degustação fantástica dos produtos lá produzidos. Era queijo, vinho, conservas e geleias para ninguém botar defeito! E na lojinha deles tem tudo à venda para continuarmos a degustar essas delícias em casa com a família.



Para nos deixar ainda mais felizes suas amoreiras carregadinhas, adoçaram nossas bocas com suas frutas vermelhas e delicadas.

De novo no ônibus, agora com destino à Louveira onde um almoço típico de fazenda nos esperava. 



Lá Dona Vera recepcionava todos nós com sua atenção e muita coisa boa para contar , lá vimos as parreiras carregadas de uva Santa Isabel, que fazem um vinho maravilhoso. 



Próximo às parreiras os morangos também não faziam feio, apesar de ainda não estarem em seu esplendor por conta das grandes chuvas e ventos que castigaram a região. 




Ah quase ia me esquecendo, logo após o almoço tivemos a cerimônia da Pisa das Uvas animada mais uma vez pelo maestro Jederson e seu grupo musical e de dança. 

Um resgate da tradição das famílias italianas que no passado se reuniam para a preparação e produção dos vinhos embalados com músicas e danças típicas da região. Foi muito divertido.

Depois disso tudo, chegou a hora de dizer adeus e retornar à São Paulo, cansados, alimentados pelos quitutes e pelo amor de todos que nos receberam. Só gratidão.




Olha que bagunça boa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que prazer ter vc aqui, em que posso ajudar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...