Já escrevi algo parecido há mais de dois anos, mas insisto novamente no assunto porque elas continuam sucumbindo perante o olhar indiferente de muita gente.
Em épocas de chuvas, como as que temos agora em várias regiões do país, a mídia e as autoridades municipais culpam o “mal tempo” pela queda dos grandes exemplares que sombreiam as cidades. No entanto as causas são outras.
Uma árvore tomba porque:
- Cumpriu seu ciclo vital. Mas as respectivas Secretarias do Meio Ambiente deveriam saber disto;
- A espécie é inadequada para esse local. Exóticas, portes não consideradas, formata da copa, etc. influenciam;
- Foi prejudicada por podas irregulares. O desequilíbrio da galhada e as feridas que atraem doenças são fatores letais;
- Foi ferida com roçadeiras usadas no corte da grama. Manutenção de gramados não deve ser feita com essas máquinas;
- O espaço permeável é insuficiente. Pisos estrangulando os troncos não permitem que ela capte água suficiente;
- O solo foi compactado por anos de pisoteio e trânsito próximo de veículos. A manutenção deveria contemplar as drenagens periódicas;
- Debilitada pelas pragas urbanas e as parasitas, como a erva-de-passarinho, desaba. Mas antes disso dá sinais evidentes de fraqueza;
- Contaminações por produtos químicos, como cloro, detergentes e poluentes, afetam suas raízes.
Lamento muito quando os noticiários dizem frases como por exemplo: ” uma árvore cai causando transtornos ao trânsito” ou “carro é atingido por uma árvore” ou ainda “árvore despenca destruindo o telhado de uma casa”. Criminalizar uma árvore – inclusive depois de ter sido abatida por causa de tantos sofrimentos – é uma afirmação tão cretina quanto aquela que diz: “foi um fato climático lamentável e inesperado que abalou a cidade”.
Raul Canovas
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
http://www.jardimcor.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá que prazer ter vc aqui, em que posso ajudar?