Quantas e quantas vezes já vimos pedestres atravessando ruas com trânsito intenso, arriscando suas vidas e a uns 10 passos dali está uma faixa de pedestres, com farol que possibilita atravessar sem perigo?
Pois é, o que será que leva uma pessoa a arriscar sua vida? Pressa, preguiça, falta de informação? Vamos entender como funcionam essas botoeiras e seus ciclos?
A informação vem do BlumenauNews e tem informações bem interessantes: (trechos)
Entenda o ciclo verde das botoeiras dos semáforos e os riscos de ignorá-las
05/06/17
A principal vantagem dos semáforos acionados por botoeiras é de interromper o fluxo de veículos pelo pedestre somente quando é necessário para que ele faça a travessia na faixa com segurança.
A principal vantagem dos semáforos acionados por botoeiras é de interromper o fluxo de veículos pelo pedestre somente quando é necessário para que ele faça a travessia na faixa com segurança.
Se tem uma coisa que irrita os pedestres é chegar em uma faixa, apertar o botão para deixar o sinal vermelho para os carros e liberar o sinal verde para a travessia das pessoas é ele demorar demais para abrir.
Há quem diga que apertar a botoeira e o sinal abrir é questão de sorte; há quem pense que é só apertar o botão e o sinal verde abre na hora; outros, insistem em apertar sucessivamente o botão para ver se o sinal abre mais rápido ou sequer se dão ao trabalho de acionar o dispositivo porque não acreditam nele ou pensam que deve estar com defeito.
O que as pessoas não sabem é que as botoeiras dos semáforos para pedestres têm um timer que controla o intervalo de mudança de sinal.
- Se o pedestre acionou a botoeira no final do ciclo de tempo de abertura do sinal, ele vai abrir rapidinho
- Se acionou no início de um novo ciclo, terá de esperar mais tempo, esperar que o ciclo se complete.
Os ciclos de abertura do semáforo com botoeira variam
Quem determina o intervalo dos ciclos de tempo de abertura dos semáforos, sobretudo aqueles com botoeiras para pedestres, são os técnicos do planejamento do trânsito, de modo que o ciclo de abertura seja de 60 segundos, dois minutos ou até mais. Tudo vai depender se por ali costumam circular muitas ou poucas pessoas para fazer a travessia na faixa. Nas grandes cidades, os semáforos com botoeiras costumam ser programados para não abrir em horário de pico, justamente para não comprometer a fluidez do trânsito no local, o que vai exigir um pouco mais de paciência dos pedestres.
Pedestre que causa o próprio atropelamento deve indenizar o motorista
Sempre que um pedestre aperta a botoeira e desiste de esperar que o sinal fique verde para fazer a travessia segura, lançar-se em meio aos carros é perigoso, aumenta o risco de acidentes e até de indenização ao motorista em caso de atropelamento.
Pedestre que causa o próprio atropelamento deve indenizar o motorista
Sempre que um pedestre aperta a botoeira e desiste de esperar que o sinal fique verde para fazer a travessia segura, lançar-se em meio aos carros é perigoso, aumenta o risco de acidentes e até de indenização ao motorista em caso de atropelamento.
Isso porque o artigo 69 do CTB impõe ao pedestre o dever de cuidados:
- tomar precauções de segurança, levar em conta a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos
- utilizar sempre as faixas de pedestres e passagens destinadas à eles sempre que estas existirem a uma distância de 50 metros dele.
Não obstante, os Tribunais já vêm decidindo que os próprios pedestres que atravessaram fora da faixa e foram atropelados indenizem os motoristas que tiveram os veículos avariados no atropelamento.
O melhor mesmo e o mais prudente e seguro é apertar o botão que fica na haste do semáforo e aguardar o tempo que for necessário para uma travessia segura. Se aventurar de modo arriscado em meio aos carros por pressa, falta de paciência ou qualquer outro motivo pode custar muito caro e levar à perda do bem maior e de valor inestimável, que é a vida.
Melhor esperar 1 ou 2 minutos esperando o sinal abrir depois de apertar a botoeira do que perder a vida em menos tempo.
É o que eu digo: a melhor forma de se fazer educação para o trânsito e Maio Amarelo o ano todo é tirando o conhecimento das mãos dos especialistas e levando à população por meio da informação, orientação e esclarecimentos. Se o conhecimento se torna significativo, as pessoas aprendem e tornam as suas práticas seguras. Na vida e no trânsito.
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